Ambulatório de Ondas de Choque do CETE-UNIFESP

O ambulatório de Ondas de Choque CETE-UNIFESP visa o atendimento de atletas profissionais, atletas amadores e pessoas praticantes de atividade física no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com afecções e lesões musculoesqueléticas, que tenham indicação no tratamento por Ondas de Choque.

A terapia por ondas de choque é um tratamento que utiliza equipamentos específicos, geradores de ondas mecânicas, que quando entram em contato com o local de tratamento produzem efeitos biológicos, aumentando a irrigação sanguínea local, favorecendo a regeneração tecidual, melhorando a dor ou levando ao desaparecimento de calcificações em doenças musculoesqueléticas.

O tratamento por ondas de choque foi inicialmente introduzido na medicina na década de 80 na urologia para desintegração de cálculos renais (equipamentos de litotripsia). Há aproximadamente 20 anos, países europeus como Alemanha e Áustria, através de estudos científicos, verificaram que esse método de tratamento também era eficaz em patologias ortopédicas, como por exemplo, no tratamento de tendinopatias crônicas. No Brasil o tratamento foi introduzido no ano 2000.

No ambulatório são tratados e pesquisados atletas e praticantes de atividade física com o objetivo de fazer com que retornem o mais rápido possível às atividades esportivas, sempre com o intuito de cura ou melhora de suas lesões crônicas. Oferecemos tratamento personalizado, diferenciado e multiprofissional, além de acompanhamento e interação com os outros ambulatórios do CETE-UNIFESP caso necessário.

Em todas as consultas, os casos são discutidos e analisados em ambiente acadêmico, sempre buscando o melhor para o paciente, associando aprendizado, estudo e pesquisa para aprimorar o conhecimento médico e trazer benefício a todos os pacientes.

 

Corpo Clinico Ambulatorial:

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos
Dr. Bruno Schiefer dos Santos

 

Local de Atendimento: Rua Estado de Israel, 636 – Vila Clementino
Horário de Atendimento: Terças-feiras das 8:00 às 11:00