Endocrinologia do Exercício

Em abril de 2011 iniciou um projeto pioneiro junto ao CETE, em conjunto com a Endocrinologia e a Medicina Esportiva da UNIFESP, de um ambulatório de Endocrinologia do Exercício.

O perfil de clientes atendidos abrange atletas e não atletas, adultos e crianças, portadores de distúrbios endocrinológicos e metabólicos, atendidos por uma equipe interdisciplinar para avaliação e prescrição de atividade física aplicada à prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas relacionadas à Endocrinologia.

Uma demanda frequente de atendimento no ambulatório de Endocrinonologia do Exercício tem sido a abordagem da suplementação alimentar baseada em evidência e a avaliação e educação preventiva do uso de esteróides anabolizantes e hormônio do crescimento, com enfoque contra a má prática médica.

Pela sua característica interdisciplinar, o Serviço de Endocrinologia do Exercício está estruturado em 4 grandes áreas: Medicina (coordenada pelos médicos endocrinologistas e do esporte Profs. Clayton Macedo e Andrea Fioretti e pela médica do esporte Karen Pachón), Educação Física (coordenada pelo Prof. William Komatsu, em parceria com os Profs. Marcos Moraes Oliveira e Adriana Cognolato) e Nutrição (coordenada pela Nutricionista Maristela Strufaldi) e Psicologia (coordenada pelo Psicólogo Mauro Brito).

O Ambulatório de Endocrinologia do Exercicio desenvolve ainda o Programa Exercite Saúde, um abrangente programa, com enfoque interdisciplinar integrado, voltado para a promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças através do estímulo à alimentação saudável e atividade física regular.

Horário de atendimento: segundas-feiras, das 13 às 17 hs