Esporte Adaptado e Paralímpico

O Ambulatório de Esporte Adaptado da UNIFESP-EPM tem a honra de convidá-lo para a concretização de parceria para realização do III Simpósio de esporte adaptado com tema: Esporte Adaptado e Saúde.

Historicamente, o Setor de doenças Neuromusculares da UNIFESP-EPM, criado em 1984, notabilizou se pela avaliação e realização de biopsias musculares com estudo histoquímico e imunohistoquímico em pacientes com as mais diferentes doenças que comprometiam o sistema motor.

Como passar do tempo, a experiência acumulada começou a ser utilizada para orientação a atletas de alto nível, principalmente envolvidos nas modalidades esportivas olímpicas. A biopsia muscular começavam a ser utilizada como uma das ferramentas para um melhor resultado esportivo. Com ampliação das atividades esportivas para aqueles que tinham necessidade especial, houve um desafio para o Setor: como avaliar e orientar adequadamente aquele que se intitulava para atleta, freqüentemente sem acompanhamento profissional adequado previamente.

A heterogeneidade das doenças e das manifestações clinica, das diferentes modalidades esportivas praticadas e com adaptações especiais, exigia-se uma nova dinâmica de orientação, com individualização e adaptações especiais.

Assim, foi criado o ambulatório de esporte adaptado, com orientação multidisciplinar específica para cada atleta, tendo como participantes profissionais dos diversos setores e ambulatórios que atuam na área médica.

  • Setor de Doenças Neuromusculares
  • Anatomia Patológica
  • Médicos Neurologistas e Médicos Eletroneuromiografistas
  • Fisioterapeuta Neurologia
  • Educadores Físicos
  • Nutricionista
  • Centro de Traumatologia do Esporte CETE
  • Medicina Esportiva
  • Ginecologia e Urologia
  • Medicina Tradicional Chinesa
  • Residência da Múltipla da fisioterapia e nutrição e Fono

O atleta é avaliado sob uma forma protocolar com adaptações especifica às suas necessidades, pelos seguintes profissionais: médico Neurologista, Fisioterapeutas, Educadores Físicos, Nutricionista, Médico do Esporte.

O presente projeto trata da integração multidisciplinar de várias especialidades da área da saúde para atender melhor o atleta do para desporto favorecendo o crescimento no desenvolvimento científico e tornando–se um centro diferenciado no desporto nacional.

Atualmente, estamos localizados no Setor de Doenças Neuromusculares, onde somos responsáveis pela avaliação clínica dos atletas Para desporto oferecendo um primeiro atendimento direcionado para estes atletas, permitindo se um redirecionamento às necessidades específicas, incluindo se até novas adaptações a outras modalidades desportivas.

Objetivo Geral

O objetivo deste ambulatório é proporcionar aos atletas do para desporto, atendimento multidisciplinar onde todos os atletas passarão por avaliação especializada levando-se em consideração a lesão neurológica da base que ocasionou a limitação física e a modalidade esportiva praticada.

Objetivos Específicos

Integração multidisciplinar de todas as especialidades envolvidas no atendimento de para atletas.

Criação de um centro único integrado e diferenciado no atendimento de atletas e Para-Atletas no desporto nacional.

Proporcionar orientações que permitam realização de atividades competitivas, com melhor desempenho.

Manutenção de saúde

Evitar desenvolvimento de comprometimento físico relacionadas às atividades físicas.

Justificativa

Atividade proposta tem com base principal levar realizar melhor atendimento clinico e ambulatório á para atleta independente da sua colocação no cenário nacional e ou internacional, promovendo assim á integração entre diversas do esporte.

Considerando que o cenário esportivo no Brasil está se desenvolvendo rapidamente e cada vez mais atletas jovens são formados sem nenhum acompanhamento médico ou de uma equipe multidisciplinar, acreditamos na ideia de que investir em profissionais qualificados, todos em um mesmo local de trabalho, favorece a nossa credibilidade no campo para desportivo, tanto na reabilitação, formação e na avaliação destes do para atletas.

Proposta Cientificas
– Realização do Simpósio de Esporte Adaptado e Saúde;
– Reconhecer a importância social do esporte adaptado;
– Reconhecer os benefícios à saúde decorrentes da prática de esporte para esta população;
– Fórum para discussão dos rumos do esporte adaptado;
– Vivência das modalidades através das clínicas.

Médica responsável: Dra. Marina Arantes Pereira.

Prof. Dr. Acary Souza Bulle de Oliveira – MD
Responsável pelo Setor de Neuromuscular

Dra. Salete Conde – Ft.
Coordenadora do Ambulatório de Esporte Adaptado

Dr. Claudio César da Cruz Clementino –MD
Responsável pelo Ambulatório de Esporte Adaptado

Dr .Beny Schmidt – MD
Prof. Adj. Depto. Anatomia Patológica – MD
Chefe Lab. Doenças Neuromusculares
Médico Neurologista e Anatomia Patológica do Ambulatório de Esporte Adaptado.

Atendimento

Os atendimentos acontecem todas as quartas- feiras, iniciando às 8:00 às 10:00 nas aulas obrigatórias da neuromuscular que aborda assunto diversos e das 10:00 às 12:30 atendimento ambulatório.

Local: Rua: Estado de Israel, 899
Setor de Doenças Neuromusculares