Centro de Traumatologia do Esporte (CETE)/Universidade Federal de São Paulo

O Centro de Traumatologia do Esporte (CETE) pertence ao Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP e foi fundado em 14 de dezembro de 1997 pelo Prof. Dr Moises Cohen. O centro foi concebido com o objetivo de estudar e prevenir as lesões esportivas relacionadas ao sistema músculo-esquelético. O CETE devido ao contato direto com os atletas e percebendo a necessidade de cuidados profissionais de outras áreas no esporte realizou parcerias com outras disciplinas da universidade visando complementação das suas atividades através de um trabalho multi-disciplinar. Desta maneira surgiu a Residência de Medicina do Esporte e a Disciplina de Medicina do Esporte com médicos do esporte que prestam atendimento em diversas áreas da medicina como: clínica médica, cardiologia, pneumologia, psicobiologia, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, endocrinologia, pediatria, neurologia, psiquiatria, reabilitação esportiva, imunologia e nutrição. No ano de 2014, devido ao seu grande envolvimento e importância na área médica esportiva, o CETE foi acreditado como Centro Médico de Excelência da FIFA participando ativamente da Copa do Mundo no Brasil na cobertura médica de diversos jogos do torneio mundial. Da mesma maneira, mais de 30 médicos do CETE fizeram parte da equipe médica que prestou assistência aos atletas participantes do Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Missão: Contribuir na melhoria da saúde, qualidade de vida e desempenho dos atletas e praticantes de esporte do Brasil prestando atendimento médico especializado gratuito de excelência visando a prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e retorno rápido e seguro ao esporte.

Visão: Ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente como centro de referência médico e esportivo na prevenção, diagnóstico e tratamento de afecções relacionadas a Ortopedia, Medicina e Traumatologia do Esporte.

Valores:

• Ética
• Empatia
• Inovação
• Profissionalismo
• Qualidade
• Trabalho em equipe
• Inclusão Social
• Fair Play