COMO RETORNAR COM SEGURANÇA À PRÁTICA ESPORTIVA APÓS COVID-19?

A prática regular de atividade física e de esportes é fundamental para a melhora da qualidade de vida e prevenção de doenças.

A avaliação médica pré participação além de sugerida a todos que irão iniciar uma atividade física é ainda mais importante em indivíduos infectados pelo COVID-19.

Referência no assunto, a Disciplina de Medicina Esportiva da Unifesp, com ampla experiência na avaliação de atletas profissionais e amadores, criou um ambulatório específico para retorno à prática esportiva após COVID-19.

Uma equipe multidisciplinar composta por médicos do esporte, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos realiza uma investigação minuciosa que inclui aspectos clínicos, laboratoriais e exames complementares.

“Nossos pacientes são avaliados clinicamente e estratificados em grupos de acordo com a gravidade da doenças. Pacientes com quadros leves e exames normais ja são liberados para acompanhamento com educador físico e início de atividade sob supervisão, considerando-se ainda as repercussões adicionais do período de sedentarismo durante o isolamento social.

Indivíduos com maiores limitações, são submetidos a investigação com exames mais específicos como o teste cardiopulmonar em esteira e ressonância cardíaca quando necessário”, ressalta Prof. Andreoli, coordenador do projeto.

O atendimento é realizado na Unifesp pelo Sistema Único se Saúde (SUS), aberto a todos indivíduos diagnosticado com Covid19 que desejam retornar a prática de atividade física.

Agende sua avaliação!

Deixe um comentário