Ortopedia e Traumatologia

Tem como objetivo, atender atletas profissionais e amadores com queixas relacionadas a coluna , Pé e tornozelo, Joelho, Quadril e Ombro, assim como, lesões relacionadas a sobrecarga ou trauma durante a prática esportiva.

Nossa abordagem é focada no retorno ao esporte e na manutenção de exercícios de fortalecimento do tronco para evitar a recidiva das lesões.

A ortopedia do esporte por objetivo tratar lesões relacionadas a pratica esportiva, além do medico ortopedista, dispomos de equipe fisioterápica e médicos do esporte, educadores físicos com o intuito de complementar e aprimorar o conhecimento, favorecendo a resolução do problema e a busca pelo melhor tratamento.

Coluna

O ambulatório de Coluna do CETE-UNIFESP, tem como objetivo, atender atletas profissionais e amadores com queixas relacionadas a coluna vertebral.

No ambulatório, tratamos pacientes com queixas comuns, como dores musculares na coluna e hérnias de disco; assim como, lesões relacionadas a sobrecarga ou trauma durante a prática esportiva.

Nossa abordagem é focada no retorno ao esporte e na manutenção de exercícios de fortalecimento do tronco para evitar a recidiva das lesões.

Todos os casos são discutidos em ambiente acadêmico que conta com a participação de preceptores e residentes em Cirurgia da Coluna, Ortopedia, Medicina do Esporte e Fisioterapia. Dessa forma, o atleta recebe tratamento multidisciplinar e o aprendizado é compartilhado entre as especialidades.

Corpo Clínico:

Cirurgia da Coluna Vertebral: Dr. Michel Kanas, Dr. Paulo Santa Cruz, Prof. Dr. Marcelo Wajchenberg.

Fisioterapia: Lucas Tonicelli e Lucas Gabriel Salles.

Joelho

O ambulatório do Joelho do Centro de Traumatologia do Esporte da EPM/UNIFESP tem por objetivo tratar patologias do joelho relacionadas à pratica esportiva.

Em parceria com diversas federações, disponibilizamos atendimento especializado para que o atleta professional e amador possa tratar o joelho lesado e retornar à sua modalidade esportiva.

Além da equipe de ortopedia, as consultas são acompanhadas por equipe fisioterápica e médicos do esporte com o intuito de discutir e aprimorar o conhecimento dos especializandos ali presentes. A possibilidade de um atendimento multidisciplinar favorece a resolução do problema e a busca pelo melhor tratamento.

Corpo Clínico:

Ortopedia – Joelho: Prof. Dr. Diego Astur, Dr. César Janovsky, Dr. Alexandre Nicolini, Dr. Emerson Garms, Dr. Leonardo Adêo Ramos, Prof. Dr. Rene Abdalla, Prof. Dr. Moisés Cohen

Fisioterapia: Fabio Conrado, Saulo S Sano, Douglas Ozono

Quadril

O ambulatório de Quadril do CETE-UNIFESP tem por objetivo atender atletas profissionais, competitivos e amadores com queixas relacionadas à pelve e ao quadril.

As principais doenças, nessa área, nos praticantes de esportes são: pubalgia, impacto femoroacetabular, displasia do quadril, tendinopatias, lesões musculares e fraturas por estresse.

Nossa abordagem é focada no retorno ao esporte, por meio do tratamento fisioterápico e/ou cirúrgico.

Todos os casos são discutidos em ambiente acadêmico, com a participação de Preceptores especialistas na área de Quadril, bem como com Residentes em Ortopedia, Medicina do Esporte e Fisioterapia.

Corpo Clínico:

Cirurgia do Quadril: Dr. Guilherme Falótico e Dr. Victor Fruges Júnior

Fisioterapia: André Bento

Pé / Tornozelo

O Ambulatório de Pé e Tornozelo do CETE/UNIFESP tem por finalidade o atendimento de lesões relacionadas a prática esportiva de atletas amadores e profissionais com lesões que envolvem os segmentos do pé e tornozelo.

Nosso atendimento é focado na avaliação integral do atleta relacionando a queixa apresentada com a modalidade esportiva e suas particularidades.

Contamos com a presença de equipe multidisciplinar composta por ortopedistas, fisioterapeutas e médicos do esporte, para um atendimento completo incluindo a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos problemas encontrados.

Dispomos de estrutura para contemplar os mais diversos tipos de tratamento possuindo uma equipe experiente de cirurgiões e fisioterapeutas focados no retorno precoce ao esporte.

O ambulatório possui ainda setores diferenciados para atletas das diversas modalidades de corrida e dança, uma vez que esses indivíduos possuem peculiaridades nas suas práticas que aumentam o risco de lesões específicas com considerações individuais para cada atividade.

Equipe Permanente:

Medicina e Cirurgia de Pé e Tornozelo: Rafael Mohriak, André Victor Lemos, Juliana Doering e Nacime Salomão B. Mansur.

Fisioterapia: Gabriel Peixoto e Guilherme Oscar Pereira.

Sobrecarga

O ambulatório ortopédico de Sobrecarga CETE-UNIFESP visa o atendimento de atletas profissionais e amadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com afecções e lesões de sobrecarga das estruturas musculoesqueléticas, causadas pela atividade esportiva.

As lesões por sobrecarga são causadas por um desequilíbrio entre gesto esportivo e capacidade do organismo de suportar e/ou se adaptar a tal estresse, podendo ser agudas ou crônicas. Alguns exemplos são: lesões musculares, fraturas por estresse, tendinopatias, entre outras.

No ambulatório são tratados e pesquisados atletas com o objetivo de fazer com que retornem o mais rápido possível às atividades esportivas, sempre com o mínimo de restrição física e prevenindo a recidiva das lesões. Oferecemos tratamento personalizado, diferenciado e multiprofissional.

Em todas as consultas, os casos são discutidos e analisados em ambiente acadêmico com a presença de médicos especialistas: ortopedistas, médicos do esporte, fisioterapeutas, residentes e alunos da Escola Paulista Medicina.

O ambulatório ainda conta com médico radiologista para procedimentos guiados por ultrassonografia e realização de exames durante as consultas.

Visamos um atendimento médico humanizado e personalizado sempre buscando o melhor para o paciente, associando aprendizado, empenho, estudo e pesquisa para aprimorar o conhecimento médico e trazer benefício a todos os pacientes.

Corpo Clinico Ambulatorial:

Ortopedia e traumatologia do Esporte: Dr. Fernando Zanatta Gonçalves, Dr. Gustavo Gonçalves Arliani, Dr. Diego Costa Astur, Dr. Eduardo Ramalho Moraes, Dr. Leonardo Pini R. M. da Fonseca.

Médico radiologista: Dr. Daniel Carvalho de Oliveira.

Fisioterapeuta: André Lima Yoshimura.

Ambulatório de Ondas de Choque

O ambulatório de Ondas de Choque CETE-UNIFESP visa o atendimento de atletas profissionais, atletas amadores e pessoas praticantes de atividade física no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com afecções e lesões musculoesqueléticas, que tenham indicação no tratamento por Ondas de Choque.

A terapia por ondas de choque é um tratamento que utiliza equipamentos específicos, geradores de ondas mecânicas, que quando entram em contato com o local de tratamento produzem efeitos biológicos, aumentando a irrigação sanguínea local, favorecendo a regeneração tecidual, melhorando a dor ou levando ao desaparecimento de calcificações em doenças musculoesqueléticas.

O tratamento por ondas de choque foi inicialmente introduzido na medicina na década de 80 na urologia para desintegração de cálculos renais (equipamentos de litotripsia). Há aproximadamente 20 anos, países europeus como Alemanha e Áustria, através de estudos científicos, verificaram que esse método de tratamento também era eficaz em patologias ortopédicas, como por exemplo, no tratamento de tendinopatias crônicas. No Brasil o tratamento foi introduzido no ano 2000.

No ambulatório são tratados e pesquisados atletas e praticantes de atividade física com o objetivo de fazer com que retornem o mais rápido possível às atividades esportivas, sempre com o intuito de cura ou melhora de suas lesões crônicas. Oferecemos tratamento personalizado, diferenciado e multiprofissional, além de acompanhamento e interação com os outros ambulatórios do CETE-UNIFESP caso necessário.

Em todas as consultas, os casos são discutidos e analisados em ambiente acadêmico, sempre buscando o melhor para o paciente, associando aprendizado, estudo e pesquisa para aprimorar o conhecimento médico e trazer benefício a todos os pacientes.

Corpo Clinico Ambulatorial:

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos
Dr. Bruno Schiefer dos Santos

Ombro / Cotovelo

O ambulatório de Ombro e Cotovelo do CETE-UNIFESP, tem sua estrutura baseada em três pilares principais:

1 – Atendimento especializado a atletas amadores e profissionais
2 – Desenvolvimento de pesquisa científica de alta relevância nacional e internacional
3 – Ensino das diferentes doenças relacionadas a cirurgia do ombro e do cotovelo para residentes de ortopedia e de medicina esportiva, fisioterapeutas, especializandos e radiologistas.

Temos ampla experiência no tratamento e reabilitação de atletas de diferentes modalidades esportivas.

Todos os casos são discutidos em ambiente acadêmico que conta com a participação de preceptores, residentes de Ortopedia, Medicina do Esporte, Fisioterapia e Radiologistas. Dessa forma, o atleta recebe tratamento multidisciplinar e o aprendizado é compartilhado entre as especialidades.

Corpo Clínico:

Ortopedia:  Responsável pelo ambulatório Dr. Paulo S. Belangero, Prof. Dr. Benno Ejnisman, Prof. Dr. Carlos Vicente Andreoli, Prof. Dr. Alberto de Castro Pochini, Dr. Eduardo Antônio Figueiredo e Dra. Carina Cohen.

Radiologia :  Dr. André Yamada e Dr. Eduardo Felipe Kim Kawakami

Fisioterapia: Renato S. Soliaman

ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORAMÇÕES E AGENDAMENTOS

ATENDIMENTOS CONVÊNIO

Telefone: (11) 5576-4848 ramal 18016
Telefone: (11) 5576-4897
Whatsapp: (11) 97494-7451
E-mail: agendamento@hspmais.org.br